Como Optimizar o Perfil do LinkedIn


Sente-se infeliz no seu trabalho atual? Ou infeliz sem emprego? Ou está simplesmente à procura de como otimizar o perfil do LinkedIn – que não atualiza desde que esteve numa dessas situações? O LinkedIn é cada vez mais o nosso cartão-de-visita na Internet – e ainda existem muitas pessoas com uma relação disfuncional com esta rede profissional.Um perfil otimizado no LinkedIn pode aumentar a nossa visibilidade, melhorar a presença na Web e fortalecer a nossa marca profissional. Considere-o como o seu currículo online, com todas as informações profissionais, mas com um toque pessoal.Usar o LinkedIn estrategicamente pode também ajudar-nos a ter vantagem sobre os nossos concorrentes.

Bem, mas por onde é que deve começar para otimizar o perfil do LinkedIn?

Os currículos estão agora online. Se antes era necessário enviar o currículo por correio ou fax, hoje o nosso currículo aparece nos resultados de pesquisa do Google.

Isto significa que toda a nossa atividade online precisa ser bem gerida e otimizada. Quantos casos já ouviram de pessoas que perderam uma oportunidade de emprego (ou até mesmo o emprego!) por uma atualização mal pensada no Facebook ou no Twitter?

Os empregadores (e falo por experiência própria) gostam de ver a nossa paixão por uma área/carreira – e aqui até um blog pode ser a diferença entre ganhar ou perder uma oportunidade.

Defina um objetivo

O LinkedIn é conhecido por ser uma ótima ferramenta de networking e recrutamento. Mas esta rede oferece muitas mais oportunidades.

Por isso, primeiro defina o que é que pretende tirar desta rede. Eu utilizo o LinkedIn em 3 níveis – corporativo, recursos humanos e branding pessoal. Deixo aqui alguns exemplos para o ajudar a definir o seu:

Objetivo Corporativo

  • Monitorizar as tendências do sector;
  • Captar novos clientes;
  • Encontrar parceiros ou fornecedores.

Objetivo de Emprego ou Recursos Humanos

  • Encontrar uma nova oportunidade de trabalho;
  • Recrutar novos colaboradores.

Objetivo de Branding Pessoal

  • Valorizar a experiência;
  • Aumentar a visibilidade e reputação;
  • Desenvolver o poder de influência;
  • Estabelecer novos contatos.

Regra 10-20-30

Ao ver o vídeo do Guy Kawasaki da regra do 10-20-30 para os PowerPoints lembrei-me de a aplicar ao meu LinkedIn. São 10 passos, 20 minutos por dia, 30 dias por mês.

1º Passo

  • No Nome, incluir (apenas) o nome;
  • No Título deve incluir palavras-chave e termos de pesquisa que pretenda que façam o seu perfil surgir nas pesquisas no Google – Estas palavras-chave podem (e devem) ainda ser utilizadas no sumário, experiência profissional (atual e anterior) e nas competências e especialidades.

Veja neste vídeo sobre como otimizar as palavras-chave no LinkedIn

  • Adicione uma fotografia profissional – Deixe os óculos de sol, os copos na mão e as paisagens para o Facebook;
  • Adicione informação de contato importante;
  • Personalize o URL do seu perfil – pt.linkedin.com/in/helenaipdias/ e não pt.linkedin.com/pub/helena-dias/86/5b/8b3;

Veja aqui como personalizar o URL do perfil do LinkedIn

  • Personalize os nomes do seu website para atrair o seu público-alvo – Não coloque simplesmente o nome “Blog” mas, por exemplo, para o blog Community Manager Portugal coloquei “Dicas de Gestão de Comunidades”;
  • Prova social (Social proof) é importante online, por isso certifique-se de ter pelo menos 500 conexões – Isto leva a credibilidade e autoridade na Web.

Otimizar o perfil do LinkedIn

2º Passo

  • Atualize o seu Sumário – Inclua palavras-chave que façam aparecer o seu perfil e a sua empresa nos resultados de pesquisa;
  • Escreva na primeira pessoa – Porquê? O LinkedIn é uma rede social e as redes sociais são para interagirmos com a nossa rede. E como rede social, as pessoas vão visitar o nosso perfil e é importante que sintam que estamos a falar diretamente com elas;
  • Não escreva simplesmente – Fale com o seu público-alvo para que eles se autoidentifiquem;
  • Pode ainda adicionar símbolos – Apesar de a utilização de símbolos no perfil ser muito debatida, eu acredito que, utilizados de forma moderada, os símbolos ajudam a realçar alguns aspetos importantes.

Veja aqui e aqui listas de símbolos para utilizar no seu perfil do LinkedIn.

Otimizar o perfil do LinkedIn | Helena Dias | Sumário do Perfil do LinkedIn

3º Passo

  • Coloque diversas palavras-chave na seção Competências e especialidades – Pode adicionar até 50 competências por isso aproveite-as bem;
  • Solicite recomendações a colegas de trabalho, clientes, fornecedores e parceiros;
  • Faça recomendações – Se o fizer, é mais provável que o façam a sim também.

Otimizar o perfil do LinkedIn | Helena Dias | Solicitar recomendações no LinkedIn

4º Passo

  • Adicione a sua experiência profissional;
  • Adicione a formação académica;
  • Mais uma vez, coloque palavras-chave na sua experiência profissional – atual e passada;
  • Adicione vídeos e apresentações – Muitas pessoas preferem ver a ter de ler;
  • Diga às pessoas para carregarem para verem o vídeo, dado que não é óbvio que o tenham de fazer.

Otimizar o perfil do LinkedIn | Helena Dias | Adicionar experiência profissional ao LinkedIn

5º Passo

  • Utilize a seção Projetos para realçar relatórios gratuitos, estudos de caso ou outros elementos para download, e ainda para apresentar os produtos e serviços que está a promover.

Otimizar o perfil do LinkedIn | Helena Dias | Adicionar Projetos ao perfil do LinkedIn

6º Passo

  • Certifique-se de que tem pelo menos 10 recomendações;
  • Mais uma vez, recomende e peça recomendações.

Otimizar o perfil do LinkedIn | Helena Dias | Recomendações no LinkedIn

7º Passo

  • Adicione experiência de voluntariado e inclua causas que apoia.

Veja o porquê de o fazer e como encontrar oportunidades de voluntariado no LinkedIn.

Otimizar o perfil do LinkedIn | Helena Dias | Oportunidades de Voluntariado no LinkedIn

8º Passo

  • Adicione à seção Reconhecimentos e Prémios prémios importantes, de reconhecimento e conquistas para aumentar a sua credibilidade.

Otimizar o perfil do LinkedIn | Helena Dias | Adicionar Reconhecimentos e Prémios ao LinkedIn

9º Passo

  • Adira a 50 grupos – Um utilizador básico do LinkedIn pode aderir no máximo a 50 grupos.

Otimizar o perfil do LinkedIn | Helena Dias | Aderir a grupos no LinkedIn

10º Passo

  • Atualize diariamente o seu estado para adicionar valor à sua rede de contatos. Podem ser os últimos artigos do seu Blog, apresentações ou conteúdo de terceiros que possam interessas à sua rede de contatos;
  • Agora que já otimizou o perfil do LinkedIn, porque não fazê-lo em mais do que uma língua? Por exemplo em Português e em Inglês.
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s